A Fumaça Azul Neon é uma produtora audiovisual sediada no Recife, em Pernambuco, no nordeste brasileiro. Especialista em filmes independentes de curta e longa-metragem, a produtora acumula cinco anos na realização de obras de uma série de autores do cinema nacional. Criada por Juliana Soares Lima, Luciano Pedro Jr. e Pethrus Tibúrcio, a Fumaça acumulou, ao longo dos últimos anos, parcerias com talentos emergentes e diretores prestigiados do cinema pernambucano, tais como Fábio Ramalho, Felipe Almeida, Gabriela Alcântara e Filipe Oliveira.
Seus filmes passaram por vários dos festivais mais importantes no mundo inteiro como o International Film Festival Rotterdam (IFFR), Mostra de Cinema de Tiradentes, Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, CineBH International Film Festival, Xposed Queer Film Festival, etc. Acompanhando projetos de seu nascimento, captação e desenvolvimento até a pós-produção e distribuição, a produtora está em atual desenvolvimento de pelo menos cinco curtas-metragens. A Fumaça é desenvolvedora, ainda, de projetos na área da exibição, formação e pesquisa.


JULIANA SOARES LIMA
produção executiva
Juliana Soares é formada em Cinema e Audiovisual e mestra em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. É coprodutora do longa "Seguindo Todos Os Protocolos" (2022), pelo qual ganhou o prêmio Helena Ignez de destaque feminino na 25a Mostra de Cinema de Tiradentes. Assina a produção executiva de, curtas-metragens e videoinstalações de realizadores recifenses como Jonathas de Andrade, Fábio Leal, Enock Carvalho, Matheus Farias e Júlio Pereira. Como realizadora, escreveu e codirigiu os curtas Rosário (2019) e Mergulhão (2023), além de ser corroteirista do longa-metragem Fim de Semana no Paraíso Selvagem (Pedro Severien, 2022). Também compõe, desde 2019, a equipe da Cinemascópio Produções, onde atua na equipe executiva dos longas da casa e do Janela Internacional de Cinema do Recife, festival de cinema reconhecido internacionalmente.

LUCIANO PEDRO JR.
atuação / direção / fotografia
Luciano Pedro Jr. é um artista alagoano, formado em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco, e que atua no audiovisual há 6 anos. Roteirizou e dirigiu os curtas-metragens “Brincadeira de Criança” e “O mapa em que estão os meus pés”, ambos com lançamento para 2025 nos festivais de cinema. Atualmente está desenvolvendo o roteiro do seu curta-metragem “Megazord”. Interpretando, Luciano atuou em longas e curtas-metragens de nomes expoentes e outros já consagrados do cinema brasileiro, como: Ulisses Arthur, Cacá Diegues, Rafhael Barbosa, Renata Pinheiro, Pedro Severien, Lucas Litrento, Janderson Felipe, Leonardo Amorim, entre outros. As obras em que Luciano atuou passaram por diversos festivais nacionais e internacionais, como: Festival de Roterdã, Festival de Brasília, Festival de Gramado, Festival de Havana, Mostra Internacional de São Paulo, Festival de Veneza, etc. Também produziu o curta-metragem premiado “Habito”, de Fernando Santos.

PETHRUS TIBÚRCIO
direção / roteiro / ad
Pethrus Tibúrcio é diretore e roteirista com base em Recife, no nordeste do Brasil. Entre seus curtas-metragens, dirigiu Fale a Ela O Que Me Aconteceu (2025), que teve estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam e première nacional no Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Atualmente está, ainda, em pré-produção do seu curta-metragem O que é meu, é meu e em pós-produção do seu longa de estreia Marina, codireção com Laís Santos Araújo e selecionado para o Hubert Bals Fund. Dirigiu e roteirizou uma série de videoclipes musicais ao lado do Coletivo Bichas Aliadas e foi roteirista da série televisiva Mulher Original, de Carlota Pereira. Nos últimos dez anos, foi assistente de direção em mais de 30 filmes de uma série de cineastas brasileiros como Kleber Mendonça Filho, Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. Pethrus é, ainda, parte da rede de alumnis da Berlinale Talent e cocriadore da plataforma Tela Trans.

